8 motivos para você tornar sua irrigação inteligente

Todo produtor rural que irriga sua lavoura sabe, fazer o manejo da irrigação não é uma tarefa fácil.

Situações como estas descritas a seguir são alguns dos desafios da rotina:

  • Acompanham diariamente a previsão do tempo para saber se vai ou não chover;
  • Ir ao campo frequentemente medir a umidade do solo no bico da bota;
  • Percorrer a fazenda para coletar informações dos pluviômetros;
  • E pagar um preço alto com o custo de irrigação no final do mês.

A agricultura digital traz uma revolução para o campo! Pois, a partir do uso da tecnologia da informação no dia a dia da agricultura, é possível monitorar de forma automática e em tempo real, diversas variáveis ambientais ligados ao clima, solo e planta, gerando uma série de dados, com elevado grau de precisão, que funcionam como um arsenal de informações valiosas para tomada de decisão mais lucrativa e sustentável na agricultura.

Dentre as principais aplicações dessas novas tecnologias está a atividade da irrigação.

Nesse post trazemos 8 motivos pelos quais o produtor rural deveria começar a utilizar o sistema da Agrosmart que torna a Irrigação Inteligente.

Motivos para adotar o manejo de irrigação da Agrosmart

Manejo de irrigação Agrosmart | Para uma irrigação inteligente
Manejo de irrigação Agrosmart | Para uma irrigação inteligente

Motivo #1 – Aumento da produtividade na irrigação

A Agrosmart monitora mais de 10 variáveis ambientais das condições do solo e clima em cada talhão, processa todas as informações e entrega para você recomendações precisas de irrigação

Através do nosso sistema, basta observar as notificações em seu smartphone avisando sobre o melhor momento e a quantidade ideal de água que deve ser aplicada.

Ao irrigar de acordo com a necessidade hídrica real da planta, você entrega exatamente o que ela precisa em cada fase do desenvolvimento, assim, a sua lavoura tem melhores condições para alcançar um aumento na produtividade.

Motivo #2 – Economia de energia ou combustível

O aumento da tarifa de energia elétrica acima da inflação é uma tendência em maior parte do Brasil nos últimos anos.

Isto torna a irrigação ainda mais onerosa para o produtor, chegando inclusive a inviabilizar a atividade em determinados períodos em regiões.

Tabela com aumento anual da tarifa de energia elétrica
Aumento da tarifa de energia elétrica (Fonte: IBGE)

O sistema da Agrosmart considera nas recomendações geradas o melhor horário para irrigação, onde a tarifa é reduzida e a evapotranspiração menor, ou seja, isso significa mais rendimento e menor custo.

Ao seguir as recomendações fornecidas pelo sistema, o produtor pode reduzir em até 80% o custo com energia elétrica.

Motivo #3 – Economia de água na irrigação

De acordo com dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), 70% dos recursos hídricos são utilizados pela agricultura, onde cerca de metade disso é desperdiçada.

Além disso, as incerteza geradas pelas mudanças no clima dificultam ainda mais a tomada de decisão no campo.

Esses dois fatores somados a períodos de estiagem, em que a disponibilidade da água em reservatórios e bacias fica afetada, dificulta ainda mais a atividade agrícola.

Assim, ao irrigar somente o necessário para o desenvolvimento da cultura e de acordo com as condições ambientais do seu cultivo, você pode economizar até 60% água, reduzindo assim o desperdícios com o excesso de irrigação e passa a fazer o uso mais racional deste recurso.

Motivo #4 – Economia de mão de obra na irrigação

A mão de obra no campo está cada vez mais cara e escassa.

Além disso, a perda de tempo com a coleta manual de dados de pluviômetros e verificação, no bico da bota, da umidade do solo representam um desperdício no tempo do produtor e seus colaboradores.c

Com a automatização da coleta de dados o tempo desperdiçado com isso passa a ser eliminado.

No sistema inteligente a coleta e envio dos dados para a internet – seja do pluviômetro, do sensor de umidade do solo ou da estação meteorológica – é feita de forma automatizada, sem necessidade de deslocamento até o equipamento.

Motivo #5 – Melhora na qualidade de vida

Bom, se precisa de menos mão de obra para coletar os dados, menos tempo para analisar os dados e para avaliar se vale a pena irrigar ou não – porque o sistema de irrigação inteligente já fez tudo isso para você – sobra tempo para dar atenção aquilo que realmente importa: sua família, amigos e outras tarefas.

Todos os dados referentes ao seu cultivo estarão no seu celular, ou no computador com acesso de onde estiver, sobre: umidade do solo; temperatura na lavoura; a quantidade de água que choveu ou o acumulado durante a safra, etc.

Estará tudo lá, e ainda com alertas diários sobre o quanto você deve irrigar.

Motivo #6 – Tomada de decisão multicritério

Tomar decisões no campo é uma tarefa muito complexa, pois, pode envolver diversos fatores.

Por isso, o sistema de irrigação inteligente faz tudo para que você possa ter certeza de estar tomando a melhor decisão.

Ao monitorar mais de 10 variáveis ambientais, ele leva em consideração as condições em tempo real, do solo, clima e estádio fenológico da cultura, garantindo assim recomendações precisas e personalizadas de acordo com o seu cultivo.

Menos incertezas e mais confiança na tomada de decisão para melhores resultados.

Motivo #7 – Armazenamento de um histórico de dados

A história serve para identificarmos onde erramos e onde acertamos, por isso ela é tão importante.

Com o armazenamento e a construção de um histórico de dados, é possível verificar condições do cultivo e do ambiente e como as suas decisões interferiram na produtividade.

O planejamento é elevado a outro nível, podemos consertar os erros, multiplicar os acertos e melhorar as decisões futuras.

Motivo #8 – Software e algoritmo que maximizam os ganhos

A quantidade de dados que coletamos em sua lavoura é imensa.

Mas o que você recebe? Informações úteis e claras, graças ao algoritmo agrometeorológico desenvolvido pela Agrosmart, que coleta e processa os dados de forma automática e maximiza seus ganhos, pois, levamos em consideração todos os fatores para uma máxima produtividade com menor custo.

Ou seja, você passa a produzir mais, com menos.

Cultivo Inteligente

Com o objetivo de melhorar a produtividade e otimizar o uso dos recursos na agricultura a Agrosmart criou um modo de cultivo inteligente, conectando o agricultor a sua plantação.

Assim, ao monitorar mais de 10 variáveis ambientais, utilizando sensores no campo, dados de satélite, previsão de tempo e computação em nuvem, monitoramos plantações em tempo real para ajudar o agricultor a entender as necessidades reais da planta em cada momento do seu desenvolvimento e, com isso, tomar melhores decisões no campo.

Como consequência, ao utilizar a Agrosmart, os produtores rurais conseguem economizar até 60% de água, energia e aumentar a produtividade ao mesmo tempo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress