Dia Meteorológico Mundial ressalta a importância de entendermos as nuvens

Hoje comemora-se o Dia Meteorológico Mundial. A meteorologia influencia o nosso dia-a-dia, desde o que vestimos até o caminho que escolhemos, etc. Além disso, a meteorologia é muito importante em diversos setores da nossa sociedade, principalmente na agricultura. Esse ano a Organização Meteorológica Mundial (World Meteorological Organization, WMO, em inglês) escolheu o tema “Entendendo as nuvens”.

Entendendo as nuvens

nuvens

Para celebrar esse dia, a WMO também lançou a nova versão do Atlas Internacional de Nuvens. As nuvens desempenham papel fundamental no ciclo hidrológico e moldam a distribuição da água doce nos continentes. Além disso, segundo a WMO “as nuvens são fundamentais para as observações e previsões meteorológicas.

As nuvens são uma das principais incertezas no estudo da mudança climática, pois é necessário entender melhor como as nuvens afetam o clima e como um clima em mudança afetará as nuvens.”

Mudanças Climáticas

As mudanças climáticas são um dos maiores desafios que a nossa geração e as futuras enfrentarão. É papel de todos os setores da sociedade conhecer melhor as condições meteorológicas e climáticas para que possamos nos adaptar e nos tornar mais resilientes aos efeitos causados.

Como meteorologista, considero que monitorar e entender os fatores meteorológicos é o caminho para superar as adversidades causadas pelo tempo e pelo clima. Se conseguimos monitorar e entender melhor o impacto em cada região, também conseguimos entender melhor o impacto em uma escala maior; como em um país.

Tenho orgulho de poder trabalhar na Agrosmart e ajudar produtores rurais a entenderem melhor as condições ambientais locais de onde cultivam, criando assim condições para se adaptarem e mitigar aos efeitos das mudanças climáticas na agricultura.

A Agrosmart faz o monitoramento local, em cada talhão, através de sensores, processamento de imagens e modelos matemáticos.
A Agrosmart realiza o monitoramento local, em cada talhão, através de sensores, processamento de imagens e modelos matemáticos.
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress